DESABAFO: REALIDADES E INCERTEZAS SOBRE O FINAL DA GRADUAÇÃO




Quatros anos se passaram desde que eu comecei o curso na faculdade. Eu não sabia exatamente o que estava por vir, mas de uma coisa eu tinha certeza: muitas coisas mudariam dali em diante. Não é fácil escolher algo que, de alguma maneira, fará parte do resto da sua vida. Não se trata apenas de uma profissão. Envolve tempo, dedicação, suor, sangue e, acima de tudo, amor. Eu havia terminado o ensino médio, e aquela sensação de medo e pavor tomavam conta de mim.

Embora minha camisa de formandos levasse o termo "comunicação" escrito nas costas, a dúvida sobre aquilo ser o que eu realmente queria levar comigo para o resto da vida me amedrontava. Não é fácil para uma pessoa que acabou de formar, ter certeza que fará a opção certa. Entretanto, existe uma cobrança, que está além de quem precisa tomar essa decisão. Fatores externos, como família e sociedade, agem de maneira que fazem pressão e torna mais difícil fazer essa decisão. 

Será mesmo a decisão certa? O que minha família vai pensar sobre minha escolha? Será que isto me trará retorno financeiro? Ou que importa é a minha felicidade? 

Para minha sorte, sempre tive a oportunidade de ter pessoas que me incentivavam. Pude por um tempo acompanhar o trabalho de pessoas que se dedicaram a comunicação. Estas pessoas, por fim, se tornaram inspirações para mim. O que foi incrível e me deu mais gás para fazer minha decisão. Porém, apesar de fatores favoráveis à minha escolha, dúvidas continuavam a me rondar. Deu certo com estas pessoas, mas e comigo? O que será o meu futuro? 

Eu precisava me decidir ou esperar até ter certeza.

É bem provável que todos que passaram por esta fase, assim como eu, se viram cercados por estas questões. Toda escolha tem seu peso e consequências, é preciso colocar na balança. Infelizmente, nem todos têm o poder de decisão final, principalmente quando dependem da família. Talvez isso seja um mal que vem perpetuando em nossa sociedade e que precisa ser quebrado. 

Eu fiz a minha escolha, me dediquei a ela, dei o melhor de mim. Quatros anos se passaram e aqui estou eu, vivo após uma jornada que mudou minha vida e me tornou alguém melhor. Vivi situações de conflitos e precisei lidar com dúvidas que pareciam não ter fim. Mas a verdade é que não tem. Não importe quanto tempo passe, sempre precisaremos lidar com incertezas

Felizmente acabou. Me sinto grato por ter finalizado mais uma etapa, diga-se de passagem, muito importante pra mim. Parabéns. Você alcançou um marco em sua vida. Esta é uma grande realização. Mas a verdade que mais choca é: um diploma não nos garante absolutamente nada. Sou grato por ter finalizado a graduação e estar contratado, porém, esta não é a realidade de todos. E então, é nesse momento que todas as perguntas sobre o que fazer a partir dali voltam a rondar sua cabeça. 

Mas lembra o que eu disse lá em cima? Fazer um curso de graduação envolve muito amor. No final das contas, depois te passar por diversas situações na faculdade, a maior lição que levei pra vida foi: só faça isto se tiver certeza que gosta muito e pode tirar algum proveito desses anos que se dedicou estudando. Você não precisa trabalhar em uma multinacional, passar horas dentro de uma empresa que não gosta ou trabalhar para os outros, para se sentir realizado. Faça aquilo de ama, da maneira que se sentir bem. Esta será, provavelmente, a maior realização da sua vida!

Eu, assim como você, cometi erros e continuo cometendo erros diariamente. Não sou mártir. Eu sou apenas um ser humano que passou por muitas experiências ao longo de sua formação. A vida tem uma maneira de abrir os olhos à medida que você envelhece, especialmente quando você deixa o conforto de sua sala de aula.

Parabéns, formando. Sua aventura começa e o mundo é seu!


Gustavo Dias

blogger, designer, escritor...

4 comentários:

  1. Que texto lindo! Que sensibilidade a sua!
    www.retalhodavida.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu blog e tenho um artigo para contribuir
    ​​​
    Olá Tudo Bem? Primeiro! Quero me apresentar,​ sou a Prof. Rosimeire Feliciano Oliveira.

    A minha especialidade é falar sobre Saúde, Bem Estar e Emagrecimento.

    Escrevo atualmente para vários blogs incluindo o beleza.blog.br.

    Achei muito interessante o seu blog, gostaria de colaborar com meu artigo, ​posso enviar um artigo por mes,​ imagem ou vídeo, ​​conteúdo relevante buscado pelo público​.​

    ​Como é a Parceria?
    Ofereço um artigo, vídeo ou imagem para seu blog
    ​ ​
    Te dou dois links para seu blog dentro dos blogs.
    http://dicasdemoda.blog.br/
    http://pontomakeup.com/

    ​Vou indexar seu blog em dois programas de indexação pagos, faço uma super divulgação para seu blog​ ​em 19 paginas do Face, Twitter, Tumblr, Linkedin, G+, comunidades G+ e logo Instagram tudo passa de 2 milhões de visualizações.

    Peça o plano de divulgação e veja todos os detalhes da divulgação oferecida.

    O que peço em troca?
    ​Peço um (01) link dentro do seu blog para o blog que participo.

    Qual link é esse?
    Para um Blog de beleza, saúde e bem estar.

    Obs. Caso não queira o artigo, mas possa me dar o link que peço.
    Eu aceito e também te dou os dois links, indexação e a divulgação completa oferecida.


    --->>> Solicite agora: prof.rosioliveira2@gmail.com


    CONVITE ESPECIAL!
    Você esta convidado(a) a participar das minhas comunidades como membro moderador!
    https://plus.google.com/u/0/communities/112490298534960350287

    e também dessa
    https://plus.google.com/u/0/communities/108585939054651860940

    Não paga nada e com isso você pode compartilhar todas as suas postagens e ideais sempre que quiser e sem precisar de liberação.



    Saiba mais sobre mim


    Youtube: https://www.youtube.com/user/belezablogbr

    https://www.facebook.com/rosi.feliciano.127


    http://blogdarosi.com.br/como-eu-emagreci-43kg-e-transformei-a-minha-vida-de-vez

    --->>> Solicite agora: prof.rosioliveira2@gmail.com


    ​​Se preferir pode falar comigo no ​​WhatsApp 43991334541​


    Que todos nós tenhamos um dia abençoado!

    ResponderExcluir
  3. É Guto, eu sei bem o que é essa tensão de "formado, e agora?"
    Mas se quer uma dica: espere, aguarde. Não tem certeza do que quer? Tudo bem, fique se fazer nada por um ano pensando, espere, aguarde e viva a sua vida da melhor maneira possível!


    http://blogdaami.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. very nice blog. I like your website.


    PK Domain is a leading web hosting company to provide high performance web hosting. PK Domain is using best available technology to help our customers, if you want to develop your own hosting business we are your support center. From www.pkdomain.com.pk you can get free domain to give your business an online presence. we are offering shared hosting, dedicated servers and Reseller Hosting in Pakistan. With PK Domain you get 99.9% uptime on all hosting packages.

    ResponderExcluir

Instagram