Como o livro “A mágica da arrumação” mudou minha vida

Semana passada estava eu, dando uma olhada meu feed do facebook, quando me deparei com uma postagem da Lara, onde ela disse que estava convertendo mais um ser humano ao indicar o livro “A mágica da arrumação”. A postagem e os comentários pareciam testemunhos de milagres e fui logo procurar para saber do que ele se tratava. Achei a proposta promissora, tratei de procurar o livro na internet e “devorei” o bichinho em dois dias, decidido a colocar tudo em prática.

foto: ja fomos legais


O livro é da japonesa Marie Kondo, que foi publicado pela Editora Sextante. Marie é uma personal organizer que está fazendo um sucesso tremendo não apenas no Japão, como em todo o mundo. Ela é um fenômeno e com penas 30 anos está mudando a vida das pessoas com o tema organização pessoal. Ela que conta em seu livro que, por ser a filha do meio de uma família de 3 irmãos, acabava não recebendo tanta atenção, o que a fez desenvolver um gosto por organizar a casa desde pequena com a ajuda de revistas sobre o assunto que sua mãe comprava. Conta também que já na escola recebia tarefas de organização da sala de aula, o que ajudou ainda mais no desenvolvimento de seu método próprio, o KonMari.



Voltando ao livro... 

Após terminar minha leitura no sábado à noite, dormi disposto a acordar no dia seguinte e colocar prática, começando pelo meu quarto, assim como a autora o fez. Um dos enfoques do livro é que não existe arrumação eficaz feita aos pouquinhos – somente a organização radical ensina a pessoa de verdade a se organizar e não acumular mais tralha. Não concordo com a autora neste quesito. É importante essa limpeza radical, pois só assim será possível ver um resultado eficaz. Porém ninguém consegue fazer esta mudança radical de uma só vez, não existe um break num dia rotineiro ceio de tarefas. A menos que o faça nas férias ou contrate alguém para lhe ajudar. Mas como objetivo, consegui aplicar o método no meu quarto em apenas um dia.

foto: revista donna

Sensações e percepções após realizar a arrumação:
1) O ambiente parecia mais agradável e o clima leve;
2) Só aquilo que se faz útil de verdade permaneceu;
3) Ao final da arrumação eu tinha 3 sacos para serem descartados, sendo 2 de lixo e 1 de roupa para doar;
3) Como a autora diz no livro: "não deixe sua mãe ver os sacos de 'lixo', ela pode querer reaproveitar algo que precisa que não precisa". Dito e feito, tive que impedir a minha de ver o que tinha nas sacolas;
5) Consegui, sem remorsos, me livrar daquilo que não fazia mais sentido na minha vida. 

O livro dela é um livro sobre destralhamento. O conceito de destralhamento é essencial para a organização e fico feliz por existir um livro tão repercurtido como o dela no mercado, pois as pessoas realmente tendem a acumular muitos objetos e não é possível organizar tralha. Algumas coisas me pareceram muito radicais, mas as dicas realmente funcionam se você se empenhar.



Todo o método KonMari se baseia na ideia de que na sua casa devem ficar somente os objetos que te trazem alegria, e nisso concordo demais com ela. É uma boa filosofia para se aplicar não somente na arrumação, mas também na vida.

E aí, mais alguém já leu esse livro? Alguém já conseguiu tempo para executar o método em todas as categorias da casa? Me contem nos comentários!

Gustavo Dias

blogger, designer, escritor...

4 comentários:

  1. Nossa, primeiro de tudo eu preciso aprender a desapegar das coisas. Eu tenho muita coisa que não consigo me livrar. Chega a ser assustador!
    Eu esses dias arrumei meu quarto, demorou demais, e fiz em duas etapas, rs!

    Vou dar uma procurada nesse livro pra ler... Muito interessante! ;)

    ResponderExcluir
  2. Me senti da mesma forma, mais fui inspirado por um livro diferente haha, acabei mudando meu quarto todo de lugar, enchendo a parede de posters e um saco de lixo, a sensação de mudava é incrível.
    Mais enfim adorei o conceito do livro, já estava namorando ele a algum tempo e depois de ler o post tenho certeza que vou comprar.

    ResponderExcluir
  3. Adoro posts sobre livros, e preciso definitivamente ler esse livro, eu sou a desorganização em pessoa hahaha, adorei conhecer seu blog, beijos :D

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/2016/03/ari-indica-livro-os-13-porques-vai.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post. A JoutJout fez um video há um tempo exatamente sobre esse livro e tenho um amigo que aderiu à experiência também e ficou bem satisfeito. Parabéns Guto!

    ResponderExcluir

Instagram