Blusa personalizada com tie-dye e estampa alien

Sabe aqueles dias que você olha para o armário e não quer usar nada do que está nele?

Não se desespere, sem há uma solução. No último final de semana, postei no instagram e no snap uma blusa personalizada que produzir usando a técnica tie-dye e me pediram para ensinar como fiz (♥)

Trata-se de uma antiga técnica, tradicionalmente utilizada por várias culturas no mundo, especialmente asiáticas e africanas. No Japão, onde a técnica é conhecida como shibori, os mais antigos exemplares desse tipo de tingimento datam do século VI ao século VIII.

Contemporaneamente, o tie-dye teve um ápice entre as décadas de 1960 e 1970, entre adeptos do movimento hippie. Nos Estados Unidos, foi popularizado por músicos como John Sebastian, Janis Joplin, The Grateful Dead e Joe Cocker.


MATERIAIS


1) Blusa de algodão;
2) Corante para tecido (cores da sua preferência). Eu usei vermelho, azul turquesa e lilás;
3) Caneta ou tinta acrílica para tecido;
4) Barbante, elástico ou fita-crepe.

COMO FAZER

1) Dilua o corante conforme descrito na embalagem. Não utilize todo tudo de uma vez, despeje até a cor ficar num tom desejado;

2) Enquanto a água ferve, marque a blusa com o barbante, elástico ou fita-crepe como lhe convir. Neste busca você pode ver modelos para se inspirar ;

3) Com a água ainda quente, despeje a tinta sobre a parte da camisa que quer tingir com cada cor. Neste momento o que vale é usar a imaginação. Não se preocupe se uma cor vazar para outra parte da camisa, a ideia é que o efeito ao final seja psicodélico;

(Passo 2 e 3)
(Passos 2 e 3)
4) Após despejar a tinta sobre a blusa, ainda amarrada deixe que seque. Depois de estar totalmente seca, lave-a sozinha, retirando o excesso da tinta que está no tecido. Você pode utilizar um fixador de tinta ou uma mistura de água, sal e vinagre, para que a tinta pare sair da blusa ao lavar. É só mergulhar a camisa e deixar de molho por um tempo.

5) Após a blusa secar novamente, é hora de personalizar ou não, fica a sua escolha. Na minha blusa fiz o desenho de um alien. Para "estampar" a camisa, você pode fazer um molde ou desenhar diretamente no tecido com um lápis mais escuro e depois pintar com a caneta (ou tinta) acrílica para tecido. 

Resultado da minha blusa ;)
Uma foto publicada por Guto (@umexadolescente) em

Gustavo Dias

blogger, designer, escritor...

4 comentários:

  1. ADOREI! Quero fazer também. Já vi vários tie dye mas tenho medo de fazer porque sou desastrada, mas essas blusas brancas são baratinhas nem vou perder nada!

    http://manudeazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são uma ótima opção pelo menos pra testar. Boa sorte! ;)

      Excluir
  2. Que coisa mais maravilhosa <3 sou louca par fazer umas coisinhas personalizadas assim, mas desastrada do jeito que sou não ia dar certo hahaha
    Ficou muito linda, parabéns

    Born in 1996

    ResponderExcluir
  3. VC ARRASA!!!!
    fim! <3

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir

Instagram