MATERIAL DE AQUARELA PARA INICIANTES


Após quase um ano pesquisando e praticando, resolvi compartilhar aqui no blog dicas dos primeiros materiais para quem quer aprender aquarela. Irei mostrar os materiais básicos e com preços acessíveis para que você possa começar a técnica de pintura com aquarela.

Existem os mais diversos tipos de materiais para a prática de aquarela. No que diz respeito a preço, qualidade, marca e funcionalidade, é possível encontrar uma grande variedade. Para quem está começando, não recomendo que se compre materiais caros demais. Alguns preços podem lhe fazer desistir antes mesmo de começar. Além dos materiais listados abaixo, sempre tenha um recipiente com água e um pano para limpar os pincéis.


1) Papel

Para iniciantes indico o papel para aquarela da Canson, Linha Universitária. Ele tem um ótimo custo/benefício e é indicado para a aquarela, pois tem gramatura de 300g, enrugando menos se comparado aos de baixa gramatura. 

2) Tinta

Se tratando de qualidade e custo acessível, o estojo de bisnagas da Pentel é o melhor que se pode encontrar. O que comprei contém 12 cores (que me custou em torno dos 30 reais), tendo a opção de 24 cores. É possível encontrá-lo em muitas papelarias online.



3) Pincéis

Os pincéis foram para mim, o que mais que deu dor de cabeça na hora de escolher. Como estava iniciando, não sabia ao certo qual seria mais necessário.  O importante é que eles sejam macios, pois  deixarão menos rastros de cerdas e sustentarão mais facilmente a água. Recomendo as marcas Tigre e Condor (ambos da linha Pictore), que são feitos de cerdas sintéticas e tem preços acessíveis. Quanto ao formato, é sempre bom ter um redondo (3 primeiros da foto abaixo) e um triangular  chanfrado (amarelo) - o último é o formato língua de gato. E, se tratando de numeração, um maior (para áreas grandes) e um mais fino (para detalhes).


4) Godê

Por fim, e não menos importantes, os godês. Para se misturar a tinta com a água e fazer aquela bagunça básica, é importante que você tenha um recipiente apropriado para isto. Os godês contém vários buraquinhos, afim de que você possa fazer várias cores e deixá-las prontas para serem usadas. Alternativas são recipientes que não absorvam a tinta, como porcelana, resina ou plastico.

Extra: materiais alternativos

Alguns materiais alternativos para a prática de aquarela podem ser bem úteis. Eu possuo um sketchbook com papel para aquarela, lápis aquarelável e o estojo de pastilhas da faber-castell. São práticos e fáceis de carregar pra qualquer lugar.



Bom, estas foram as minhas dicas de materiais de aquarela para iniciantes. Espero que agora você crie coragem e dê asas a imaginação! Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que responderei. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário