DICA: Por que comprar em sebos?

Yay pessoal, como vai? Espero que estejam bem!

Hoje trago um post especial para quemassim como eu, ama, adora e não vive sem um bom livro: SEBOS!


É bem provável que você já tenha ouvido falar em sebo, já tenha ido a algum ou até mesmo passou por um, e nem se deu conta do que se tratava. Pois bem, os sebos são um ótima opção para aqueles que amam ler e estão em busca de um livro mais antigo ou até mesmo está sem grana, mas ainda sim, querem um livro 'novo'.

Mas Guto, o que é um sebo?
"Sebo ou alfarrabista é o nome popular dado a livrarias que compram, vendem e trocam livros usados. Todos os sebos são livrarias, mas nem todas as livrarias são sebos. O trabalho deste livreiro é considerado uma atividade essencial para historiadores e pesquisadores em geral. Os significados das palavras memória, preservação, cultura, educação e conhecimento encontram no sebo um grande aliado. "
Segundo relatos históricos, os sebos surgiram na Europa no século XVI e no Brasil, a prática se tornou comum na segunda metade do século XIV. Nestes locais, é possível encontrar os mais diversos livros, em seus mais diversos estados de conservação. Além dos preços mais acessíveis, sendo possível levar mais de um com pouco dinheiro. São lugares incríveis, assim como as livrarias tradicionais (confesso que minha aventura nos livros, começa no momento em que vou comprá-los!), e que além de livros, é possível encontrar outros artefatos: discos de vinil, revistas, jogos, filmes e objetos antigos. Saber que uma pessoa se desfez de seu livro, é algo que me deixa triste, mas saber que posso levá-lo comigo e cuidar dele, me deixa animado e dá vontade de levar tudo para casa, de uma vez só.

Aqui em Belo Horizonte, existem várias dessas lojas, mas no Edifício Maletta (Av. Augusto de Lima esquina com R. da Bahia), estão localizados um bom número deles, evitando assim que você gasta tempo andando demais.

Um dos meus preferidos é o 7ª ARTE. Ele fica na sobreloja, nº 27, e a pessoa responsável por ele é a Fernanda, que sempre me recebe com carinho e atenção. Nele é possível encontrar livros, revistas, filmes rars, discos de vinil, máquinas fotográficas, objetos e antiguidades. O ambiente remete a um lugar antigo, como uma volta ao passado, o que é fascinante para quem ama um estilo mais retro.


Mas uma boa opção para quem não quer sair de casa, é o site Estante Virtual, que funciona como um 'mercado livre' de sebos, onde existem várias lojas que vendem seus livros. 

É claro que ainda, sempre recorro à uma livraria tradicional ou aos sites que vendem livros, mas sempre fico de olho nas promoções.

Bom, essa é minha dica de hoje. Então assim que possível, corra ao sebo mais próxima e divirta-se na busca por livros ou objetos de seu interesse! 

 Espero que tenham gostado e deixe seu comentário.

XOXO,

Gossip Boy!